Abri minha empresa: vou precisar de um contador?

Existe muitas questões legais que apenas um contador conhece o suficiente para manter uma empresa. Por isso, a contratação de uma assessoria é imprescindível já que na abertura da empresa é necessário o conhecimento da legislação tributária.

A legislação brasileira obriga a presença de um contador em qualquer tipo de pessoa jurídica, não necessariamente você tem que contratar um contador como funcionário, mas no mínimo contratar uma assessoria.

Para quem está abrindo uma empresa é muito importante a obtenção do CNPJ, para abrir a empresa em si qualquer um pode fazer, mas a pessoa tem que ter bastante disposição para ler todos os regulamentos e a legislação para saber o que tem que ser feito para abrir uma empresa. Para se obter o CNPJ a empresa tem quer uma vinculação com algum contabilista ou escritório de contabilidade, além disso é importante para o empreendedor estar focado no seu ramo de negócio, nas atividades que tem que desenvolver no seu dia a dia e deixar o processo fiscal para profissionais qualificados.

Na hora de escolher um profissional de contabilidade, peça sempre referências de amigos, de outras empresas, ou de lugares que o profissional trabalhou anteriormente. Além disso, tome cuidado para não contratar profissionais que não tenham experiência no ramo de abertura de empresa e nem em contabilidade empresarial, pois mais tarde ao invés do profissional te ajudar no trabalho cuidando de legislações e tributações, na verdade te dará muita dor de cabeça, pois quando se erra nessa área as taxas e as multas costumam ser bastante altas. E mais você tem a possibilidade de perder muita credibilidade no mercado em que está atuando.

Portanto, não se esqueça de que no Brasil as leis são claras, sua empresa tem que estar vinculada a algum contador, mesmo que seja um profissional autônomo, ou com algum escritório de contabilidade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *